Preparar os materiais
Organizar junto à criança todos os materiais como roupas e objetos associados à escola, oferecendo assim previsibilidade e aproveitando a oportunidade para associar boas expectativas a respeito da dinâmica escolar, numa narrativa adequada ao nível de compreensão da criança.
Associando os objetos escolares a momentos de atenção e interação no momento da rotina escolar, ajuda a evitar episódios de fuga e esquiva.
Apresentar a criança à escola
Além de propiciar que a criança conheça a escola, possibilite que a escola conheça ao máximo seu (sua) filho(a).
Para isso, entregue à equipe escolar uma ficha com o máximo de informações possíveis sobre ele/ela.
Essa ficha pode conter, por exemplo questões alimentares, coisas que ele (a) gosta ou não gosta, coisas que sabe ou não sabe fazer, formas de comunicação mais usuais, interesses restritos e possíveis comportamentos para estarem atentos.
Caso seu filho(a) seja atendido por uma equipe ou por profissionais, levem relatórios e façam uma mediação entre clínica e escola.
Expor constantemente a rotina e manter o diálogo
No dia a dia, especialmente no início do ano letivo, sempre explique para a criança o que ocorrerá na escola, quais aulas ele(a) terá, sinalize se vai haver alguma atividade diferente etc.
Para esse e outros pontos, é essencial que os pais/cuidadores mantenham um diálogo contínuo com a escola, buscando sempre trocar o máximo de informações.