Quem somos
Especialidades
Psicologia
Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Fisioterapia
Psicomotricidade
Nutrição
Pedagogia
Musicoterapia
Educação Física
Integração de novas abordagens
Cinoterapia
Pediasuit
Neuropsicologia
Metodologia
Unidades
Imprensa
Blog
Contato
30.JAN.23

Volta às aulas

Volta às aulas

 

A adaptação escolar, bem como a volta às aulas a cada ano, pode ser um desafio para muitas crianças e suas famílias.  Levando em conta as particularidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o cenário pode em geral, exigir maior preparação, previsibilidade, confiança e diálogo constante com a escola.

 

A adaptação escolar costuma ser desafiadora para a maioria das crianças e suas famílias pois prevê para ela um ambiente diferente, longe daqueles que a oferecem maior confiança e segurança.  Para a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) esse cenário tende a ser ainda mais desafiador, uma vez que há de alguma forma, quebra de rotina, novos estímulos e demandas sociais.  Em todos os casos, previsibilidade é a palavra-chave especialmente no contexto do TEA. E a preparação começa em casa, devendo ser iniciada o quanto antes.  Porém, um ambiente escolar acolhedor e humanizado garante inúmeras possibilidades de aprendizado e desenvolvimento social para uma criança com TEA.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para tornar esse processo mais leve e tranquilo para todos.

Ajuste de rotina e TEA
Arteterapia

AJUSTE DE ROTINA

Retomar ou estipular um novo horário para dormir e acordar (se possível, válido para todos da casa), bem como horários para as refeições principais. 

Diminuir o ritmo da casa pelo menos 2 horas antes do horário de dormir (baixar luzes e sons do ambiente).

Reduzir o tempo de tela ao longo do dia (é comum que no período de férias algumas regras tenham sido flexibilizadas, que a família tenha aproveitado para assistir mais juntos, então é hora de reajustar a rotina e combinados).

APRESENTAR A CRIANÇA À ESCOLA

Além de propiciar que a criança conheça a escola, possibilite que a escola conheça ao máximo seu (sua) filho(a).

Para isso, entregue à equipe escolar uma ficha com o máximo de informações possíveis sobre ele/ela.

Essa ficha pode conter, por exemplo questões alimentares, coisas que ele (a) gosta ou não gosta, coisas que sabe ou não sabe fazer, formas de comunicação mais usuais, interesses restritos e possíveis comportamentos para estarem atentos.

Caso seu filho(a) seja  atendido por  uma equipe ou por profissionais, levem relatórios e façam uma mediação entre clínica e escola.

 

Preparar os materiais

Organizar junto à criança todos os materiais como roupas e objetos associados à escola, oferecendo assim previsibilidade e aproveitando a oportunidade para associar boas expectativas a respeito da dinâmica escolar, numa narrativa adequada ao nível de compreensão da criança.

Associando os objetos escolares a momentos de atenção e interação no momento da rotina escolar, ajuda a evitar episódios de fuga e esquiva.

 

Apresentar a criança à escola

Além de propiciar que a criança conheça a escola, possibilite que a escola conheça ao máximo seu (sua) filho(a).

Para isso, entregue à equipe escolar uma ficha com o máximo de informações possíveis sobre ele/ela.

Essa ficha pode conter, por exemplo questões alimentares, coisas que ele (a) gosta ou não gosta, coisas que sabe ou não sabe fazer, formas de comunicação mais usuais, interesses restritos e possíveis comportamentos para estarem atentos.

Caso seu filho(a) seja  atendido por  uma equipe ou por profissionais, levem relatórios e façam uma mediação entre clínica e escola.

 

Expor constantemente a rotina e manter o diálogo

No dia a dia, especialmente no início do ano letivo, sempre explique para a criança o que ocorrerá na escola, quais aulas ele(a) terá, sinalize se vai haver alguma atividade diferente etc.

Para esse e outros pontos, é essencial que os pais/cuidadores mantenham um diálogo contínuo com a escola, buscando sempre trocar o máximo de informações.

 
 
Confira mais artigos do nosso blog.
Próximo Degrau

O PRÓXIMO DEGRAU é um centro de excelência em terapias para Síndrome de Down, TDAH, paralisia cerebral, e especialmente TEA, com foco no desenvolvimento do seu filho.

PD KIDS I
R. São Paulo, 30
Alphaville / Barueri – SP
PD KIDS II
Al. Itapecuru, 124
Alphaville / Barueri – SP
PD KIDS III
Avenida Juruá, 747 - Térreo
Alphaville / Barueri – SP
PD TEENS
R. São Paulo, 30
Alphaville / Barueri – SP
MATRIZ
Avenida Juruá, 747 - Piso Superior
Alphaville / Barueri – SP