Nova lei amplia diagnóstico de autismo para adultos e idosos no Brasil
Uma nova lei acaba de transformar o panorama do autismo no Brasil: a Lei 15.256/2025 garante que adultos e idosos também tenham acesso à investigação diagnóstica do Transtorno do Espectro Autista (TEA) — até então, historicamente restrita à infância e adolescência.
O impacto dessa medida vai muito além de um laudo. Para muitos que viveram décadas sem explicação para suas diferenças, pode significar autoconhecimento, acolhimento, acesso a cuidados especializados e inclusão social. A nova norma também representa um avanço nas políticas públicas, sinalizando reconhecimento e respeito às pessoas neurodivergentes em todas as fases da vida.
Quer entender o que muda com a lei e por que essa pode ser a chance de transformar silenciosas histórias pessoais em trajetórias de compreensão, dignidade e pertencimento? A leitura completa da matéria traz o cenário atualizado, depoimentos e os caminhos que se abrem.
O PRÓXIMO DEGRAU é um centro de excelência em terapias para Síndrome de Down, TDAH, paralisia cerebral, e especialmente TEA, com foco no desenvolvimento do seu filho.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.