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Volta às aulas

A importância da Pedagogia especializada
Preparação, previsibilidade, confiança e diálogo constante com a escola.

 

A adaptação escolar, bem como a volta às aulas a cada ano, pode ser um desafio para muitas crianças e suas famílias.  Levando em conta as particularidades do Transtorno do Espectro Autista (TEA), o cenário pode em geral, exigir maior preparação, previsibilidade, confiança e diálogo constante com a escola.

 

A adaptação escolar costuma ser desafiadora para a maioria das crianças e suas famílias pois prevê para ela um ambiente diferente, longe daqueles que a oferecem maior confiança e segurança.  Para a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) esse cenário tende a ser ainda mais desafiador, uma vez que há de alguma forma, quebra de rotina, novos estímulos e demandas sociais.  Em todos os casos, previsibilidade é a palavra-chave especialmente no contexto do TEA. E a preparação começa em casa, devendo ser iniciada o quanto antes.  Porém, um ambiente escolar acolhedor e humanizado garante inúmeras possibilidades de aprendizado e desenvolvimento social para uma criança com TEA.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para tornar esse processo mais leve e tranquilo para todos.

Ajuste de rotina e TEA
Apresentar a escola

AJUSTE DE ROTINA

Retomar ou estipular um novo horário para dormir e acordar (se possível, válido para todos da casa), bem como horários para as refeições principais. 

Diminuir o ritmo da casa pelo menos 2 horas antes do horário de dormir (baixar luzes e sons do ambiente).

Reduzir o tempo de tela ao longo do dia (é comum que no período de férias algumas regras tenham sido flexibilizadas, que a família tenha aproveitado para assistir mais juntos, então é hora de reajustar a rotina e combinados).

APRESENTAR A CRIANÇA À ESCOLA

Além de propiciar que a criança conheça a escola, possibilite que a escola conheça ao máximo seu (sua) filho(a).

Para isso, entregue à equipe escolar uma ficha com o máximo de informações possíveis sobre ele/ela.

Essa ficha pode conter, por exemplo questões alimentares, coisas que ele (a) gosta ou não gosta, coisas que sabe ou não sabe fazer, formas de comunicação mais usuais, interesses restritos e possíveis comportamentos para estarem atentos.

Caso seu filho(a) seja  atendido por  uma equipe ou por profissionais, levem relatórios e façam uma mediação entre clínica e escola.

 

Preparar os materiais

Organizar junto à criança todos os materiais como roupas e objetos associados à escola, oferecendo assim previsibilidade e aproveitando a oportunidade para associar boas expectativas a respeito da dinâmica escolar, numa narrativa adequada ao nível de compreensão da criança.

Associando os objetos escolares a momentos de atenção e interação no momento da rotina escolar, ajuda a evitar episódios de fuga e esquiva.

 

Apresentar a criança à escola

Além de propiciar que a criança conheça a escola, possibilite que a escola conheça ao máximo seu (sua) filho(a).

Para isso, entregue à equipe escolar uma ficha com o máximo de informações possíveis sobre ele/ela.

Essa ficha pode conter, por exemplo questões alimentares, coisas que ele (a) gosta ou não gosta, coisas que sabe ou não sabe fazer, formas de comunicação mais usuais, interesses restritos e possíveis comportamentos para estarem atentos.

Caso seu filho(a) seja  atendido por  uma equipe ou por profissionais, levem relatórios e façam uma mediação entre clínica e escola.

 

Expor constantemente a rotina e manter o diálogo

No dia a dia, especialmente no início do ano letivo, sempre explique para a criança o que ocorrerá na escola, quais aulas ele(a) terá, sinalize se vai haver alguma atividade diferente etc.

Para esse e outros pontos, é essencial que os pais/cuidadores mantenham um diálogo contínuo com a escola, buscando sempre trocar o máximo de informações.

 
 
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