O hiperfoco no espectro autista é uma característica que descreve a intensa concentração em um determinado assunto por períodos prolongados. Este comportamento é comum entre crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e pode ser observado como parte de padrões comportamentais restritos, repetitivos ou estereotipados. Crianças com hiperfoco têm a habilidade de se desligar do mundo ao seu redor, concentrando toda sua atenção em algo que lhes desperta grande interesse.
Esse tipo de comportamento pode se manifestar desde a infância e ser identificado pelos pais através de algumas atitudes específicas. Por exemplo, alinhar objetos de forma meticulosa, utilizar brinquedos de maneira incomum, como girar as rodas de um carrinho ao invés de brincar com ele no contexto do faz de conta, ou ainda direcionar toda a atenção a um único tipo de brinquedo ou tema. O hiperfoco também pode envolver fascinação por livros, filmes, músicas, sons, imagens ou qualquer outro estímulo que prenda a atenção da criança.
Embora inicialmente o hiperfoco seja visto como um comportamento restritivo e repetitivo, ele pode se tornar uma ferramenta valiosa quando trabalhado corretamente por profissionais especializados no espectro autista. Com o apoio de terapias e abordagens específicas, esse interesse intenso pode ser canalizado para promover o aprendizado de habilidades e até mesmo contribuir para o desenvolvimento do futuro profissional da criança.
O cérebro tem maior facilidade para absorver novos aprendizados quando se utiliza temas que despertam interesse na criança. As vivências positivas associadas ao hiperfoco ajudam a estabelecer ligações neuronais importantes, que se fortalecem por meio da repetição. Dessa forma, o hiperfoco pode ser aproveitado como uma poderosa ferramenta para consolidar aprendizagens, ampliar o repertório de conhecimentos e desenvolver habilidades de maneira efetiva e significativa.