O fonoaudiólogo é o profissional que realiza a intervenção em crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) com o objetivo de melhorar a sua capacidade de comunicação. Trabalham para desenvolver a linguagem oral, escrita, voz, audição, sons da fala e fluência.
A avaliação e terapia na área da fonoaudiologia abrangem a parte oral e escrita, a voz e a audição para que os padrões da fala e da voz sejam aperfeiçoados.
Sua atuação é ampla, desde o nascimento quando é realizado o teste da orelhinha no bebê, continua no processo de auxiliar a amamentação e posteriormente no desenvolvimento da linguagem.
Crianças dentro do espectro autista podem apresentar distúrbios na linguagem que causam a dificuldade de se expressar como a falta de pronúncia de palavras e padrões de repetição de fala. Crianças que não falam podem desenvolver habilidades não verbais como apontar, usar figuras e imagens para se comunicar, além de reconhecer quem está falando no ambiente, desenvolvendo a atenção.
O fonoaudiólogo cria um plano individual e específico para cada criança pois as necessidades de desenvolvimento são diferentes e devem ser tratadas de forma customizada para melhor aproveitamento.
O profissional realiza um planejamento terapêutico que é aplicado através de intervenções com a criança. Estes estímulos visam o desenvolvimento das suas habilidades de comunicação.
São tratadas também outras habilidades como a respiração, mastigação, deglutição e a seletividade alimentar.
Aliada a uma terapia integrativa e multidisciplinar, a criança desenvolve através da fonoaudiologia as suas habilidades de comunicação, melhorando a sua integração social e qualidade de vida.
A nossa equipe aqui no Próximo Degrau é composta também por fonoaudiólogos experientes e capacitados.