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Educação Física Especial e o brincar

Educação Física Especial e o brincar
Brincar pode ser reforçador por vários fatores, desde pertencer a um grupo até realizar as atividades preferidas.

As brincadeiras sociais podem parecer algo inerente à criança, mas será mesmo? Brincar pode ser reforçador por vários fatores, desde pertencer a um grupo até realizar as atividades preferidas (futebol, pega–pega etc.). Você conhece a Educação Física Especial?


Quando a criança apresenta dificuldade comunicativa e social ou inabilidades imitativas e instrucionais, o ambiente da brincadeira pode facilmente se transformar aversivo. A tentativa e fracasso repetidas vezes de tentar interagir sem um plano e uma estratégia voltada para a criança e suas dificuldades de socialização podem afastá-la cada vez mais desse ambiente social. Quando falamos em dificuldade, pensamos nos comportamentos que podem se transformar em barreiras para que a criança participe de jogos e brincadeiras, alguns comportamentos como: estereotipias, comportamentos autolesivos e heteroagressivos.


Se por um lado, alguns comportamentos devem ser inibidos, outros devem ser incentivados. Para isso podem ser utilizados treinos de comunicação, incluindo pistas visuais e outras estratégias de forma funcional e divertida. 

Na Educação Física Especial, uma área da Educação Física especializada em planejar e estruturar aulas se embasada na ABA (Análise do Comportamento Aplicada), tem como objetivo utilizar o processo de aprendizagem para trabalhar comportamentos e habilidades sociais. Sendo assim, a aula será voltada não só para o aprendizado motor, mas também focada ao ensino de habilidades que possibilitem que a criança participe de brincadeiras, seguindo as regras propostas e se comunicando de forma adequada, para que dessa forma  o aprendizado seja reforçador, despertando o interesse da criança pela socialização através do brincar e do lúdico.

flapping no autismo

Flapping no Autismo: Entendendo e Respeitando os Movimentos Repetitivos

O flapping, caracterizado pelo movimento repetitivo das mãos, é uma estereotipia comum no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estereotipias são comportamentos repetitivos que incluem ações como balançar o corpo, bater os pés ou fazer sons repetitivos. Embora esses movimentos possam parecer estranhos para quem não tem TEA, eles desempenham um papel crucial para quem os realiza.

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hiperfoco no autismo

Hiperfoco no autismo

O hiperfoco é uma característica marcante em muitas pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma atenção intensa e prolongada em um tema, atividade ou interesse específico. Enquanto o foco extremo pode ocorrer em qualquer pessoa, no caso do autismo, ele costuma ser mais persistente e profundo, tornando-se uma parte central da experiência de vida da pessoa.

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