Em 18 de junho é comemorado Dia do Orgulho Autista, data criada em 2005 pelo grupo Aspies for Freedom (AFF) dos Estados Unidos, que se inspirou no movimento Orgulho LGBT. Para este dia, foi criada uma logo especial, representado pelo símbolo do infinito com o fundo de um arco-íris. A defesa da logo é a diversidade com suas infinitas variações e possibilidades.
O Dia do orgulho autista se tornou um evento global em pouco tempo. Seus temas e eventos se espalharam pelo mundo. O primeiro evento foi em 2005, sediado no Brasil, em Brasília, com o tema “Aceitação, não cura”.
No ano seguinte, foram realizados dois eventos com o título “Celebrar Neurodiversidade”, realizado na Alemanha e outro no Scienceworks Museu em Melbourne, Austrália. Em 2007 o tema foi “Autistas Falam. É hora de ouvir”, em 2008 e 2009 não teve um tema específico. Já em 2010 o tema foi “Perspectivas, não medo”, e em 2011 “Reconhecer, Respeitar, Incluir”. A partir de 2012 o evento não teve um tema específico, porém muitos países realizaram celebrações como por exemplo Israel, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil.
Este evento carrega a essência da neurodiversidade, incluindo as pessoas dentro do espectro com suas características próprias e únicas na sociedade.